Reciclar,

Redefinir,

Renovar

O crescimento exponencial da produção e venda de equipamentos eletrônicos e o destino incorreto nos descartes é e continuará a ser um grave problema ambiental para a sociedade se não houver comprometimento e responsabilidade das empresas e nas ações de Governo no Executivo, Legislativo e Judiciário.

A ReUrbi vem contribuindo para mudar este modelo econômico linear ( extrair, produzir e descartar) para o modelo de economia circular, com consumo consciente contribuindo para reduzir o IMPACTO no meio ambiente e na redução das desigualdades sociais.

Com a valorização e remuneração justa nos descartes, a reciclagem e destinação responsável, o recondicionamento de equipamentos estendendo a vida útil de equipamentos de TI e a comercialização de equipamentos de TI seminovos a preços acessíveis e a aplicação de parte dos resultados em projetos de inclusão social a ReUrbi torna sustentável este novo modelo de Economia Circular com ZERO IMPACTO ao meio ambiente!

Com propósito inovador para que suas atividades não visem apenas resultados econômicos nasce a ReUrbi em 2012 e vem ao longo destes anos mostrando que o modelo de negócio pode e deve buscar o equilíbrio entre o econômico e o meio ambiente e na busca constante por uma sociedade menos desigual. Saiba mais sobre a ReUrbi, sua trajetória e resultados de impacto Sociambiental.

LINHA DO TEMPO

2010

2010

. A Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e implementou a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

2012

2012

. Nasce o Projeto da Recicladora Urbana baseado na experiência da POLI-USP no CEDIR, em visitas para conhecer o modelo europeu e troca de tecnologia com a maior empresa do setor de reciclagem e recondicionamento dos EUA para adaptação do modelo no Brasil.

2013

2013

. Primeira Licença de Operações emitida pela CETESB voltada para Logística Reversa e processamento de resíduos eletrônicos e Cadastro Técnico Federal do IBAMA.
. O começo das atividades de coleta e processamento de descarte de equipamentos de TI e Telecomunicações.
. Participou da aprovação da ABNT 16.156:2013, norma específica a organizações que realizam atividades de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos como atividade-fim.
. Início da parceria com a ONG CDI atualmente RECODE, criando o elo entre o descarte e doação de equipamentos de TI, tendo a inclusão digital e o impacto ambiental como diferencial.

2014

2014

. Certificada como Empresa B pelo B Lab, reforçando o compromisso com a transparência e modelo de negócio com as melhores práticas ambientais e sociais.
. ReUrbi ultrapassa a marca de 100 toneladas de equipamentos eletrônicos coletados, processados e certificados.

2015

2015

. ReUrbi atinge a marca de 200 equipamentos de TI Remakker fornecidos a mais de 20 projetos sociais, em parceria com os clientes.
. Reconhecida pelo 1º ano como “Best for the World” em Comunidades pelo B Lab, tendo melhores índices de impacto social e ambiental entre as mais de 1.200 empresas B Certificadas em 40 países.
. Passa a ser membro da Fundação Ellen MacArthur de Economia Circular e se engaja ao programa CE100 Brasil pelo movimento global de mudança para um novo modelo econômico.

2016

2016

. Ultrapassamos 570 toneladas de equipamentos eletrônicos coletados.
. Totalizando mais de 260 empresas atendidas e mais de 600 lotes de equipamentos eletrônicos coletados.
. Inauguração do Projeto PAIDEIA como modelo de projeto de inclusão sociodigital inovador de parceria público privada com o Laboratório de Sustentabilidade da Universidade Politécnica (LASSU – USP). A iniciativa oferece capacitação nas áreas de hardware, software e de cidadania a jovens de baixa renda na Grande São Paulo.
. Início da parceria com a Techsoup Brasil para atendimento de software e computadores Remakker ao 3º Setor.

2018

2018

. Ultrapassamos a marca de 40 projetos sociais atendidos e mais de 400 equipamentos de TI Remakker cedidos como doação em comodato.
. Parceria com a RECODE totaliza mais de 220 toneladas de equipamentos coletados de parceiros e mantenedores, gerando equipamentos para atendimento a mais de 20 projetos de inclusão da instituição.
. Atendemos mais de 130 instituições do 3º Setor com equipamentos de TI Remakker
. Parceria com o Observatório do 3º Setor
. 4º ano com reconhecimento como “Best for the World” em Meio Ambiente, Changemakers (agentes de mudança para uma nova economia) e Overall (melhor pontuação em toda Avaliação B), entre as mais de 2.400 empresas B Certificadas no mundo.

2019

2019

. A Recicladora Urbana se reinventou, passando a se chamar ReUrbi.
A alteração no nome reforça a busca de um novo modelo de economia mais inclusiva e inovadora.
. Inova com a criação da RESET Circular Store, primeira loja no Brasil de Economia Circular em equipamentos seminovos de TI para o mercado consumidor, com e-commerce disponível para Pessoas Físicas, 3º Setor e Pessoa Jurídica, através da plataforma remakker.com.br
. 5º ano reconhecida como “Best for the World” em Meio Ambiente, Changemakers e Overall, entre as mais de 3.000 empresas B Certificadas em mais de 64 países.

2020

2020

. A empresa completa 7 anos de atividades, atingindo os seguintes resultados:
Ambientais: + de 1.300 toneladas de equipamentos coletados
Sociais: + de 80 projetos sociais atendidos com + de 1.600 equipamentos de TI Remakker
Mais de 23.000 equipamentos de TI Remakker recondicionados.
Atendemos + de 350 ONGs, + de 800 clientes pessoas físicas e + de 450 clientes atendidos para coletas de descartes/ captação
Confira essas e outras informações em nosso Relatório de Impacto Socioambiental completo aqui

2021

2021

Seguindo com seu DNA inovador, o Grupo ReUrbi segmenta sua atuação em três vertentes:
ReUrbi Ambiental
ReUrbi Comércio
Instituto ReUrbi

Transparência

e compliance

. Empresa Licenciada pelos órgãos municipais, estaduais e federais.

. Avaliação e devolutivas econômicas dos lotes descartados.

. Devolutivas no cumprimento da Legislação Ambiental emitindo aos clientes: certificados e inventários onde garantimos a segurança patrimonial com descaracterização de hardware, software e destinação correta.

. Emissão de Relatório de Impacto Socioambiental a cada cliente, como ferramenta para as áreas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e ESG.

. Empresa B certificada desde 2014, reconhecida por 5 anos consecutivos como Best for the World com melhores práticas em Comunidades, Meio Ambiente, Changemakers – Agente de Mudança para uma nova Economia – e Overall – melhor avaliação para Certificação B

. Equipamentos de TI seminovos Remakker contam com certificado de origem, garantia de qualidade e assistência técnica.

Diferenciais

ambientais

e sociais

O descarte correto e com propósito permite a destinação do material eletrônico para reciclagem em conformidade com a Legislação Ambiental, a produção e doação em comodato de equipamentos de TI seminovos para apoio a projetos sociais.

Os lotes descartados geram Relatório de Impacto Socioambiental (ESG) e retorno social para atender projetos sociais das empresas envolvidas.

Saiba mais

Entre em contato com nossa equipe, conheça nosso modelo de negócios e agende já sua coleta de equipamentos eletrônicos.

contato@reurbi.com.br

(12) 3958-4701

LICENÇAS E CERTIFICAÇÕES

Empresa B certificada desde 2014, reconhecida por 5 anos como Best for the World com melhores práticas em Comunidades, Meio Ambiente, Changemakers – Agente de Mudança para uma nova Economia – e Overall – melhor avaliação para Certificação B.

www.sistemabbrasil.org

Cadastro e certificado de regularidade emitidos periodicamente.

Licença de operação específica para atividades de logística reversa de equipamentos eletrônicos em desuso.